Notice: Undefined index: ID_S in /home/storage/6/df/99/bibliotecacelsof1/public_html/interna_A.php on line 64
:: Biblioteca Celso Furtado ::
www.centrocelsofurtado.org.br


Boletim n.47


Imprimir



 
 
Boletim n.47
 
26 de junho de 2018
 
 
 
 
Novas Aquisições
 
 
 
 
 
 
BIELSCHOWSKY, Ricardo; TORRES, Miguel (Org.). Desarrollo e igualdad: el pensamiento de la Cepal en su séptimo decenio, textos seleccionados del período 2008-2018. Santiago: Nações Unidas, 2018. 564 p. (Colección 70 años).
 
Sinopse: Este livro apresenta uma seleção de textos preparados pela CEPAL durante sua sétima década de existência (2008-2018) e dá continuidade às obras: Cinquenta anos de pensamento na CEPAL: textos selecionados (1998) e Sessenta anos da CEPAL: textos selecionados da década 1998-2008 (2010). Os trabalhos aqui reproduzidos refletem as novas ideias que a CEPAL tem aportado para o pensamento latino-americano e mostram uma clara continuidade conceitual em relação às formulações de décadas anteriores. Os textos foram agrupados em quatro dimensões: desenvolvimento social, macro-finanças, desenvolvimento produtivo e sustentabilidade ambiental. O livro também inclui um conjunto de textos de caráter interdimensional baseados na centralidade da igualdade no processo de desenvolvimento, nos pactos para a igualdade e economia política e na cultura do privilégio. Nestas páginas, o leitor encontrará uma amostra das contribuições mais importantes da CEPAL aos debates sobre os problemas contemporâneos do desenvolvimento na América Latina e no Caribe e as políticas recomendadas para superá-los. Uma introdução detalhada convida a todos a revisitarem os principais aspectos do estruturalismo e neoestruturalismo cepalinos, enfatizando o seu mais recente refinamento analítico: a incorporação de uma visão que coloca o princípio da igualdade no cerne do desenvolvimento sustentável e que fortalece o enfoque nos direitos, que vem sendo adotada de forma destacada pela CEPAL nas últimas décadas.
(Site Centro Celso Furtado)
 
 
  
 
 
 
AVERBUG, Marcello. Escritos itinerantes: economia e política. 2. ed. Estados Unidos: S. n, 2017. 257 p.
Doação do Autor

Sinopse: O livro reúne textos do economista Marcello Averbug publicados entre 1983 e 2017 em livros, revistas econômicas, jornais e websites. O objetivo do autor e proporcionar ao leitor a oportunidade de acompanhar a evolução, durante o mencionado período, de alguns dos acontecimentos mais relevantes ocorridos nos âmbitos nacional e internacional.

  (Site Amazon)
 
 
 
 
 
SALOMÃO, Ivan C. (Org.) O Brasil em construção: teoria, história e economia na obra de Pedro Cezar Dutra Fonseca. Porto Alegre: UFRGS/CEGOV, 2017. 310 p. (Transformando a Administração Pública).
Doação de Ivan Salomão
 
Sinopse: A importância de um docente para a instituição em que leciona, a área do conhecimento a que se dedica e os discípulos que forma podem ser aferidas por meio de diversos parâmetros. Por todos eles, a relevância do professor Pedro Cezar Dutra Fonseca ao ensino e à pesquisa de economia para a Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul justifica a justa homenagem que a presente obra busca oferecer. O livro tem por objetivo analisar suas principais contribuições para a literatura econômica sob a ótica de interlocutores com os quais manteve contato ao longo de sua carreira na UFRGS, dos pares aos alunos. Ao resgatar e sistematizar os assuntos mais relevantes aos quais Pedro Fonseca se dedicou, os 20 capítulos que compõem este compêndio prestam tributo às pesquisas realizadas nas áreas de metodologia, teoria e história econômica no decorrer de quarenta anos de sua trajetória. Com depoimentos de economistas das mais distintas filiações institucionais, os artigos buscam salientar a originalidade de seus trabalhos e os motivos pelos quais granjearam o merecido destaque, dentro e fora do país, entre os pesquisadores da área.
(Site UFRGS
 
 
 
 
 
 
 
SEABRA, Ênio et. al. Greves no Brasil: de 1968 aos dias atuais. São Paulo: Cortez, 2015. 2 v. (Por que cruzamos os braços).

Sinopse: O lançamento da coleção Por Que Cruzamos Os Braços, com depoimentos de sessenta lideranças de greves ocorridas no Brasil nas últimas décadas, faz parte das comemorações dos sessenta anos de fundação do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - DIEESE -, órgão de pesquisa, assessoria e educação criado e mantido pelos sindicatos de trabalhadores brasileiros.  Para além do registro das greves, os depoimentos revelam diferentes visões de sindicalismo e, consequentemente, diferentes estratégias sindicais, que traduzem o significado de cada luta, em seu contexto histórico. Sua leitura é fundamental para todos aqueles que desejam refletir sobre as lutas dos trabalhadores por uma sociedade com maior justiça e equidade.

(Site Editora Saraiva)




 



No dia 18/09/2019 a BCF funcionará somente das 14 as 18hs.

 


Veja mais

    Assuntos relacionados











      Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento
      Av. Rio Branco, 124, sala 1304, 13º andar | Ed. Edson Passos - Centro
      Rio de Janeiro, RJ, Brasil. CEP: 20040-001

      Tel.: 55 (21) 2178-9541


      e-mail: biblioteca@centrocelsofurtado.org.br

      Horário de funcionamento:
      De 2ª a 6ª feira, das 10h às 13h e das 14h às 18h

      Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados