CARLEIAL, Liana Maria da Frota; CRUZ, Bruno de Oliveira; CASTRO, Edna Ramos de (Orgs.). O desenvolvimento regional brasileiro: questões em debate. São Paulo: Hucitec, 2018. 281 p. (Estudos Brasileiros; 14).
Doação de Liana Maria da Frota Carleial
Sinopse: A questão regional brasileira é uma evidência da ausência de unidade brasileira, de qualquer ângulo que se queira analisar: econômico, político, social, grau de desenvolvimento, natureza da estrutura produtiva, padrões salarial e educacional. A unidade se dá pela língua, mesmo matizada por vários sotaques e diferentes significados para uma mesma palavra. Essa ausência revela o fracasso do Estado brasileiro em promover políticas de desenvolvimento regional que promovam uma transformação nas regiões mais pobres. O Nordeste é sempre identificado como a questão regional brasileira. No entanto, o Norte com as especificidades da floresta, rios e distrito industrial de Manaus, o centro sul paranaense, o semiárido nordestino, o vale do Jequitinhonha, o sul do Rio Grande do Sul são também questões regionais importantes. Este livro traz artigos que, no contexto do desenvolvimento recente brasileiro, especialmente até 2013, contribui para a retomada dessa discussão num futuro próximo.
(Texto da orelha)
MICHILES, Carlos. Ética e a miséria da política. Curitiba: Appris, 2018. 170 p. (Ciências Sociais).
Sinopse: O livro trata de um momento grave da vida da sociedade brasileira e suas indisfarçáveis pequenas misérias do cotidiano. A ausência de ideias e projetos de futuro formam o chão da miséria política e intelectual que atinge a alma e a autoestima da sociedade brasileira. A barbárie, a degeneração dos valores democráticos e a situação de estagnação econômica ameaçam a delicada semente da democracia. O país retrocede em relação aos valores sobre ética e a moral que contamina a estrutura do Estado, o tecido da sociedade e seu cotidiano com anomias sociais agravando o convívio humano da sociedade. Ocorre um fenômeno que ninguém imaginava: o Brasil está em pleno estado de subdesenvolvimento. O povo empobrece e os ricos cada vez mais ricos esbanjando o fetiche do consumismo. O que fazer? Eis a questão. Nesses momentos, o melhor a fazer é recuperar a memória e jogar luz para o esclarecimento no presente sobre o que está ocorrendo com o Brasil. Neste livro, faz-se uma releitura e um testemunho de uma geração e sua utopia por uma sociedade desenvolvida e com justiça social.
(Texto da quarta capa)
BRAGA, Roberto Saturnino; BRAGA, Bruno Saturnino. Democracia participativa no Rio de Janeiro: 1986-1988. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015. 158 p.
Doação de Roberto Saturnino Braga
Sinopse: Este livro conta a história de um mandato socialista na Prefeitura do Rio de Janeiro, liderado por Saturnino. Ele sabia bem, desde o início, que não podia contar com recursos para investimentos em obras, mas fez compromisso com importantes investimentos sociais destinados a reduzir as desigualdades gritantes da cidade. Saturnino foi o primeiro prefeito do Rio eleito pelo povo após a ditadura militar e tentou implementar um mandato participativo.
(Texto da Editora)
BRAGA, Roberto Saturnino. Ética e política. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012. 126 p.
Doação de Roberto Saturnino Braga
Sinopse: Um volume de seus artigos, precedidos de um pequeno e trabalhado ensaio sobre um tema que tem sido preocupação constante durante toda a sua vida política: as relações, difíceis, entre a política e a ética. Fruto de reflexões elaboradas em cinquenta anos de vivência da política brasileira, o novo livro de Saturnino traz uma contribuição importante para a grande polêmica que hoje se trava sobre o assunto, no Brasil e em todo o mundo democrático.
(Texto da Editora)
BRAGA, Roberto Saturnino. O curso das ideias: história do pensamento político no mundo e no Brasil. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2009. 119 p.
Doação de Roberto Saturnino Braga
Sinopse: Ex-prefeito do Rio de Janeiro e senador por três mandatos, Saturnino, um apaixonado pela história das ideias políticas constrói um roteiro, baseado nos cursos e palestras de formação política que ele ministrou em mais de 50 anos de vida pública, onde é possível perceber a evolução dos pensamentos que influenciaram mais de dois mil anos de história política. Um texto que ele mesmo afirma, não tem pretensões acadêmicas e é voltado a quem gosta de filosofia política ou é um militante partidário. Feito para quem quer conhecer as ideias de Sócrates, Platão e Aristóteles, a tríade criadora do pensamento político ocidental, passando por Maquiavel, Rosseau e Marx, que influenciaram o mundo nos últimos séculos até chegar nos filósofos Jünger Habermas e John Rawls, expressões mais recentes dos teóricos que refletem sobre um novo limiar da práxis política.Na segunda parte do livro, Saturnino se dedica a identificar quais foram os mais importantes pensadores brasileiros.
(Texto site Livraria Travessa)