Foto: Corecon-RJ
Faleceu hoje, 17 de setembro de 2015, no Rio de Janeiro, o economista João Paulo de Almeida Magalhães. Doutor em economia pela Universidade de Paris, livre docente da Universidade de São Paulo, foi também professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi economista chefe do Núcleo de Planejamento Econômico do governo do presidente Jânio Quadros, membro do Comitê de Peritos da Aliança para o Progresso, presidente do Instituto de Economia do Rio de Janeiro, pesquisador e presidente do Centro de Estudos para o Desenvolvimento do Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro (Corecon-RJ). Publicou mais de 20 livros sobre o desenvolvimento econômico. A Biblioteca Celso Furtado tem em seu acervo, herdado de Celso Furtado, os seguintes livros e trabalhos de autoria do professor João Paulo de Almeida Magalhães:
A teoria moderna do crescimento econômico e o problema do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 1954.
Controvérsia brasileira sobre o desenvolvimento econômico. Prefácio do autor. Rio de Janeiro: Desenvolvimento & Conjuntura, 1961.
Uma nova formulação teórica para o desenvolvimento econômico brasileiro. Rio de Janeiro: Desenvolvimento & Conjuntura, 1968.
Modelos alternativos de desenvolvimento: opções para a próxima década. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
Uma política industrial para o Brasil. S. l: CNI, 1987.
Causas da inviabilização econômica da América Portuguesa: por que o Brasil não deu certo. Relatório da Comissão Mista Nações Unidas-Banco Mundial de Desenvolvimento, Nova York, abril de 2030: Ficção econômica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
Paradigmas econômicos e desenvolvimento: a experiência brasileira. Rio de Janeiro: UFRJ: EDUERJ, 1996.
Estratégia de longo prazo para o Brasil: uma alternativa ao modelo neoliberal. Rio de Janeiro: Papel Virtual : Universidade Estácio de Sá, 1999.
Brasil século XXI: uma alternativa ao modelo neoliberal. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
Nova estratégia de desenvolvimento para o Brasil: um enfoque de longo prazo. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
Crescimento clássico e crescimento retardatário: uma necessária (e urgente) estratégia de longo prazo para políticas de desenvolvimento. Rio de Janeiro: Contraponto : Sindecon, 2012.