25 de setembro de 2015
Boletim n.12
Biblioteca Celso Furtado completa 6 anos
Foto: Centro Celso Furtado
A Biblioteca Celso Furtado (BCF) completa hoje, 25 de setembro de 2015, 6 anos de funcionamento. Tendo iniciado o processo de organização do acervo bibliográfico de Celso Furtado em 2006 e terminado em 2009, sua viúva, Rosa Freire d'Aguiar, realizou o desejo de tornar pública sua biblioteca pessoal.
Foto: Centro Celso Furtado
Instalada no Centro Internacional Celso Furtado, foi inaugurada com 7.500 títulos que pertenceram ao seu titular, aos quais se incorporaram mais 3.000, com novas transferências para o acervo dos livros que se encontravam em seus apartamentos no Rio de Janeiro e em Paris. A BCF possui hoje cerca de 12.000 títulos cujo foco principal é o desenvolvimento em suas múltiplas acepções, e abriga também a coleção formada por aquisições e doações de associados do Centro.
Foto: Centro Celso Furtado
A BCF está aberta ao público de segunda a sexta e mantém sua missão de manter viva a memória de Celso Furtado, permanente leitor e pesquisador de temas como teoria econômica, Brasil, América Latina, desenvolvimento, relações internacionais, história, cultura. Professor, homem público, autor de mais de trinta títulos, membro da Academia Brasileira de Letras e agora patrono da Economia Brasileira, Celso Furtado sempre suscitou muitos estudos. Reunindo essas informações, a BCF criou um Banco de Teses sobre o Professor, que já conta com mais de cinquenta teses e dissertações feitas no Brasil e no exterior e disponibilizadas on line. Também on line há um Banco de Artigos com mais de duzentos títulos.
Com o site reformulado e com a página no Facebook, convidamos a todos a conhecerem nosso acervo, cuja consulta pode ser feita on line, e a nos acompanharem nas redes.
www.facebook.com/bibliotecacelsofurtado