Boletim n. 13
16 de outubro de 2015
Novas Aquisições
BOLAÑO, César, (Org.). Cultura e desenvolvimento: reflexões à luz de Furtado. Salvador: EDUFBA, 2015.
Sinopse: A obra resulta dos Colóquios de Celso Furtado. Objetiva-se contribuir para a promoção do debate nacional sobre Cultura e Desenvolvimento, visando construir um campo de reflexão em torno da economia política da cultura, tendo em vista a necessidade de incluir o tema na agenda do desenvolvimento brasileiro e, principalmente, na democratização da produção e acesso aos bens simbólicos no território nacional, abrindo os canais para a expansão da criatividade da sociedade.
PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. Macroeconomia da estagnação: crítica da ortodoxia convencional no Brasil pós-1964. São Paulo: Editora 34, 2007.
Sinopse: O mais novo livro de Luiz Carlos Bresser-Pereira, Macroeconomia da estagnação, faz uma poderosa crítica ao pensamento hegemônico que se expressa, em escala global no campo da economia, pelas políticas ortodoxas convencionais. Tendo se posicionado contra o consenso de Washington já no início da década de 1990, Bresser-Pereira agora aponta enfaticamente para a necessidade de retomada do crescimento econômico brasileiro, rompendo com o conjunto de diagnósticos, recomendações e pressões que os países ricos fazem aos países em desenvolvimento.
RUBIM, Antonio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre; CALABRE, Lia, (Orgs.). Políticas culturais no governo Dilma. Salvador: EDUFBA, 2015.
Sinopse: O livro se objetiva a analisar e avaliar as políticas culturais executadas no primeiro mandato de Dilma Rousseff. A reflexão considera a história dessas políticas no mundo e, principalmente, no país. O percurso do Ministério da Cultura, no período, é apresentado e ao final da análise o leitor terá conhecido as continuidades, descontinuidades, avanços e retrocessos das políticas para a cultura.