Notice: Undefined index: ID_S in /home/storage/6/df/99/bibliotecacelsof1/public_html/interna_A.php on line 64
:: Biblioteca Celso Furtado ::
www.centrocelsofurtado.org.br


Boletim n.16


Imprimir



 

 

18 de dezembro de 2015                                       

Boletim N.16

 

 

 

Novas Aquisições

 

 

 

VIEIRA, Ima Célia Guimarães, (Org.). As amazônias de Bertha K. Becker: ensaios sobre geografia e sociedade na região amazônica. Apresentação: Luciano Coutinho. Rio de Janeiro: Garamond, 2015.
 
Sinopse: As Amazônias de Bertha K. Becker (em três volumes) reúne as pesquisas de mais de 40 anos da geógrafa sobre a região. Bertha Becker é uma referência internacional em Geografia Política, principalmente em estudos sobre a Amazônia, que considerava estratégica para o país. Sua obra propõe um novo modelo de desenvolvimento sustentável para a região: “Produzir para preservar.” Assim, chama a atenção para necessidade do desenvolvimento social, econômico e tecnológico integrado, protegendo a natureza, a qualidade de vida da população local e a autonomia do Brasil no mundo global.

 

 

KON, Anita; SUGAHARA, Claudemir. Sustentabilidade e empregos verdes no Brasil. Curitiba: Aprris, 2012. 

Sinopse: Desenvolvimento sustentável e mercado de trabalho, com o intuito de analisar a situação e as possibilidades de expansão de empregos verdes Brasil. São examinados primeiramente os conceitos de desenvolvimento e de desenvolvimento sustentável, as principais discussões mundiais sobre as estratégias voltadas para a criação de empregos verdes, que incluem a institucionalização das medidas de sustentabilidade. Salienta-se a importância da multidisciplinaridade na consecução das análises, planejamento e medidas de ação para o desenvolvimento sustentável. Os capítulos seguintes examinam as características específicas do papel do mercado de trabalho de uma economia, que apontam para o potencial e as possibilidades para a transição para uma situação de sustentabilidade, ligada à possibilidade da ampliação de empregos decentes e verdes, em que o papel do Capital Humano na ampliação de empregos verdes é visto como prioritário. O terceiro capítulo trata da distribuição setorial dos empregos verdes no mundo entre países que já implementam medidas para a ampliação destes empregos e o capítulo final analisa o caso específico do Brasil relacionado à estruturação ocupacional de seu mercado de trabalho e as possibilidades de geração de empregos decentes e verdes.

Doado pela Profª Anita Kon
 
 
 

KHOR, Martin et al. Investment treaties: views and experiences from developing countries. Genebra: South Centre, 2015. 231 p
 
Sinopse: O livro trata da relação entre investimento estrangeiro direto, acordos de investimentos e desenvolvimento econômico. Inclui a análise de cinco países em desenvolvimento (África do Sul, Indonésia, Índia, Argentina e Equador), revendo as abordagens sobre acordos de investimentos internacionais e debatendo alternativas. Através da revisão de casos de mecanismos de resolução de disputas entre investidor e Estado (do inglês, investor-state dispute settlement - ISDS), o livro destaca como as regras de proteção dos investimentos e o modo como vêm sendo interpretadas por tribunais arbitrais enfraqueceram o direito do Estado de adotar medidas para proteger a saúde pública e impuseram desafios para o uso de instrumentos políticos essenciais para a industrialização. O livro também discute opções para repensar os mecanismos ISDS, incluindo a opção de reformular as regras de arbitragem aplicadas aos litígios, e lança a pergunta: como deveriam ser os mecanismos ISDS se tivéssemos que recomeçar? 
 
 
 
 
 
 
ROBINSON, Joan. Economic philosophy. London: Aldine, 2009.
 
Sinopse: "A economia sempre foi, em parte, um veículo" para a ideologia dominante de cada período, bem como, em parte, um método de investigação científica...”.  Com estas palavras provocativas, Joan Robinson apresenta este livro. A autora diz, "este tema é ilustrado por referência a uma ou duas das principais ideias do economista Adam Smith". Robinson é responsável por algumas das contribuições profissionais mais austeras para a teoria econômica, mas aqui ela leva o leitor aos bastidores e alegremente expõe o conteúdo dogmático da ortodoxia econômica. Em seu lugar, ela oferece a possibilidade de que com a metafísica fora do caminho a economia pode fazer um avanço substancial em relação à ciência.




 



No dia 18/09/2019 a BCF funcionará somente das 14 as 18hs.

 


Veja mais

    Assuntos relacionados











      Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento
      Av. Rio Branco, 124, sala 1304, 13º andar | Ed. Edson Passos - Centro
      Rio de Janeiro, RJ, Brasil. CEP: 20040-001

      Tel.: 55 (21) 2178-9541


      e-mail: biblioteca@centrocelsofurtado.org.br

      Horário de funcionamento:
      De 2ª a 6ª feira, das 10h às 13h e das 14h às 18h

      Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados