31 de março de 2016
Boletim N.18
NOVAS AQUISIÇÕES
HADLER, João Paulo de Toledo Camargo. Dependência e subdesenvolvimento: a transnacionalização do capital e a crise do desenvolvimento nacional em Celso Furtado. São Paulo: Alameda, 2012. Bibliografia.
Sinopse: Dependência e Subdesenvolvimento é uma reconstituição cuidadosa da interpretação de Celso Furtado sobre o caráter perverso do capitalismo contemporâneo e seus impactos devastadores sobre a periferia da economia mundial. O estudo de João Paulo Camargo Hadler coloca em evidência o impasse a que chega a reflexão furtadiana, polarizada entre dois extremos. De um lado, as investigações de Furtado conduzem ao diagnóstico dramático sobre as condições extremamente adversas que condicionam o destino das economias periféricas na era do capitalismo pós-nacional. De outro, na contramão das tendências históricas desencadeadas pela transnacionalização do capital, Furtado insiste na esperança de que seja possível uma reconfiguração virtuosa da ordem econômica internacional, defendendo a alternativa de uma economia mundial baseada em relações de interdependência como base de uma globalização civilizada. A importância desta abordagem fica melhor balizada quando se considera a essência da teoria do subdesenvolvimento de Furtado, a extrema dificuldade do status quão em conviver com suas severas críticas, e a intensa, ainda que quase sempre velada, disputa sobre a atualidade e o significado de seu rico legado crítico.
(Fonte:Texto da orelha assinado por Plínio de Arruda Sampaio Júnior)
DESENVOLVIMENTO, inovação e sustentabilidade: contribuições de Ignacy Sachs. Rio de Janeiro: Garamond, 2014.
Doação de Helena Lastres
Sinopse: Notáveis intelectuais brasileiros fazem um balanço das relevantes contribuições do economista e cientista social Ignacy Sachs, um dos criadores do conceito de “Desenvolvimento Sustentável”, que dedicou boa parte de suas reflexões para pensar o Brasil, seus desafios e seu potencial.
(Fonte: Site da Editora)
SANTOS, Roberto Ramos; BONITO, Jorge, (Orgs.). Pensar e construir a universidade no século XXI.Roraima: EDUFRR, 2015.
Doação de Roberto Ramos Santos
Sinopse: Este livro reúne ideias de pesquisadores e de dirigentes universitários de quatro países (Argentina, Brasil, Equador e Portugal) que conhecem, pela teoria e pelo envolvimento prático, a realidade das instituições de ensino superior e a sua importância para o crescimento econômico e social.
(Fonte: Site da Editora)