Notice: Undefined index: ID_S in /home/storage/6/df/99/bibliotecacelsof1/public_html/interna_A.php on line 64
:: Biblioteca Celso Furtado ::
www.centrocelsofurtado.org.br


Boletim n.23


Imprimir



 

 

30 de junho de 2016

 
Boletim N.23
 
 
 
- Disponíveis na Biblioteca
 
 
 
 
 
D'AGUIAR, Rosa Freire. Memória de tradutora. Florianópolis: UFSC. Núcleo de Tradução, 2004. 110 p. (Coleção Memória do Livro, 4).
 
Sinopse
 
Se não existissem os tradutores nunca teríamos ouvido falar em Ana Karenina, Ema Bovary ou Penélope, não saberíamos o que fizeram Sancho Pança, Alice ou o rei Salomão, nem o que significa o adjetivo "kafkiano" que utilizamos para dizer os absurdos de nosso cotidiano. Não seríamos, portanto, o que somos. Devemos a eles a descoberta dos feitos, segredos e escritos do passado, e no entanto já nem prestamos atenção à pilha de traduções que são nosso dia-a-dia [...] e assinalam necessariamente a presença de um tradutor que trabalhou à sombra de nosso saber. Ele existe e nós o ignoramos, dependemos dele e desconhecemos seu nome.
(Texto Clélia Piza)
 
 
 
 
 
SALAMA, Pierre. O desafio das desigualdades: América Latina/ Ásia: uma comparação econômica. Tradução: Wilson F. Menezes. São Paulo: Perspectiva, 2011. 269 p. (Coleção Estudos; 287).
 
Sinopse 
A questão do desenvolvimento econômico passa pelo problema da desigualdade, mas não de forma linear: é uma estrada tortuosa, precária, perigosa e, em grande medida, desconhecida. Porque, muitas vezes, essa relação é conflituosa e perversa, e o esforço de manter esse processo em nível elevado gera distorções macabras na pirâmide social, aumentando a concentração de renda no topo e agravando a miséria na base. O ajuste das políticas econômicas que possam dosar em tempo e intensidade os padrões de crescimento é delicado, incerto e muito dependente de fatores externos. A economia é um jogo que envolve poder, interesses, ansiedade e erro, pois exige uma gestão política consistente, às vezes audaciosa, com muitos enfrentamentos e resultados que ficam normalmente aquém das melhores expectativas. Sendo parte desse jogo complexo e turbulento, com atores de muito peso, uma receita que dá certo em determinado momento e lugar pode resultar em fracasso em outro.
É o que O Desafio das Desigualdades demonstra cabalmente. Aceitando o repto, Pierre Salama o esmiuça com rigor e profundidade no seu estudo inovador que a editora Perspectiva traz ao público de língua portuguesa. Ao comparar os processos econômicos de Ásia e América Latina, a questão mais candente e, decerto, mais vital, salta à luz da análise e ressalta os meios de se atingir um grau pleno de desenvolvimento, ao mesmo tempo econômico e social, capaz de manter e garantir estabilidade e oportunidades de ascensão a todos os cidadãos.
 
(Texto da Editora)
 
 
 
- Lançamento do Cadernos do Desenvolvimento
 
 
Créditos: Cicef
 
 
Lançamento da revista Cadernos do Desenvolvimento, números 17 e 18, que ocorreu, dia 28 de junho de 2016, no Instituto de Economia da UFRJ. O debate “Intérpretes do pensamento desenvolvimentista” contou com a participação dos entrevistados Pierre Salama (prof. Emérito da Universidade de Paris-13) e Roberto Saturnino Braga (Diretor-Presidente do Centro Celso Furtado), do Prof. David Kupfer (diretor do IE-UFRJ), Rosa Freire d’Aguiar (Conselho Deliberativo do Centro Celso Furtado) e dos professores da UFRJ, Luiz Carlos Delorme Prado e Ricardo Bielschowsky.
Nos próximos dias, o vídeo do evento será disponibilizado no site do Centro Celso Furtado e em suas redes sociais.

 

 





 



No dia 18/09/2019 a BCF funcionará somente das 14 as 18hs.

 


Veja mais

    Assuntos relacionados











      Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento
      Av. Rio Branco, 124, sala 1304, 13º andar | Ed. Edson Passos - Centro
      Rio de Janeiro, RJ, Brasil. CEP: 20040-001

      Tel.: 55 (21) 2178-9541


      e-mail: biblioteca@centrocelsofurtado.org.br

      Horário de funcionamento:
      De 2ª a 6ª feira, das 10h às 13h e das 14h às 18h

      Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados