Notice: Undefined index: ID_S in /home/storage/6/df/99/bibliotecacelsof1/public_html/interna_A.php on line 64
:: Biblioteca Celso Furtado ::
www.centrocelsofurtado.org.br


Boletim n.24


Imprimir



 

 

26 de julho de 2016

Boletim n.24

 
 
- Novas Aquisições
 
 
 
 
 
 
 
 
BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. A construção política do Brasil. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2015. 461 p.
 
Doação do Autor
 
Sinopse: As grandes interpretações do Brasil, de Gilberto Freyre a Celso Furtado, não alcançaram os períodos mais recentes de nossa história. Em A construção política do Brasil, Luiz Carlos Bresser-Pereira elaborou uma análise ampla e coerente do desenvolvimento brasileiro desde a Independência até os governos de FHC, Lula e Dilma. Baseado em dois temas fundamentais - a estruturação das coalizões de classe que se sucederam no poder e a disputa entre o liberalismo econômico e o desenvolvimentismo -, este ensaio constitui ao mesmo tempo uma síntese da produção intelectual do autor.
 
(Texto Livraria Cultura)
 
 
 
 
 
OLIVEIRA, Carlos Alberto Teixeira de. JK: cinquenta anos de progresso em cinco anos de governo. Apresentação: Salim Mattar. Belo Horizonte: Mercado Comum, 2014. 2 [v.].
 
Doação: Rosa Freire d’Aguiar
 
Sinopse: Obra, dividida em dois volumes atualizados e ampliados em relação à primeira edição - datada de 2006 - traz um minucioso estudo sobre a contribuição de JK para a construção de um novo País. Desde os velhos tempos de sua infância em Diamantina, passando pelo trabalho noturno nos Correios para custear os estudos durante o dia, ao mandato de deputado estadual, exercício dos cargos de prefeito de Belo Horizonte, governador de Minas, presidência da República, senatoria por Goiás, passando pela cassação de seu mandato de senador até sua morte trágica, todas as etapas da vida deste brasileiro ilustre são retratadas.

(Texto da Editora)
 
 
 
 
 
SOLDI, Rodrigo. Desafios para a construção do planejamento regional no Brasil e na Itália. São Paulo: Editora Mackenzie, 2014. 483 p. (Coleção Saberes em Tese; 8).
 
Doação: Rosa Freire d’Aguiar
 
Sinopse: O livro apresenta um estudo comparativo sobre planejamento de desenvolvimento nos Estados brasileiro e italiano. A escolha do tema partiu de duas justificativas: as similaridades das desigualdades regionais existentes nos dois países e a criação da Superintendência de Desenvolvimento Regional, em 1960, inspirada no modelo italiano de autarquia regional, empregada Dan década de 1950. Respeitando as características políticas e econômicas de organização de cada Estado, o livro propõe-se a refletir juridicamente se os atuais planos do Governo Federal de desenvolvimento regional atendem aos traçados na Constituição de 1988.
(Texto Contracapa) 

 





 



No dia 18/09/2019 a BCF funcionará somente das 14 as 18hs.

 


Veja mais

    Assuntos relacionados











      Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento
      Av. Rio Branco, 124, sala 1304, 13º andar | Ed. Edson Passos - Centro
      Rio de Janeiro, RJ, Brasil. CEP: 20040-001

      Tel.: 55 (21) 2178-9541


      e-mail: biblioteca@centrocelsofurtado.org.br

      Horário de funcionamento:
      De 2ª a 6ª feira, das 10h às 13h e das 14h às 18h

      Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados