www.centrocelsofurtado.org.br


Boletim n.30


Imprimir



 

 

Boletim n.30

25 de outubro de 2016

 

Lançamento do Centro Celso Furtado e Editora Contraponto

 

 

 

REINERT, Erik S. Como os países ricos ficaram ricos... e por que os países pobres continuam pobres. Rio de Janeiro : Centro Celso Furtado: Contraponto, 2016.
 
 
Como os países ricos ficaram ricos... e por que os países pobres continuam pobres, teve sua primeira edição em 2007 em inglês - How rich countries got rich... and why poor countries stay poor, e chega ao Brasil através da parceria entre o Centro Celso Furtado e a Editora Contraponto, com tradução de Caetano Penna.
 
Erik Reinert, é economista, especialista em desenvolvimento econômico e história econômica pelas Universidades de Harvard e de Cornell.
 
Nesta obra o autor recupera autores esquecidos da história do pensamento econômico para reconstruir uma teoria neoclássica hegemônica dos dias atuais. A combinação de história do pensamento econômico, experiência pessoal e reflexões teóricas contemporâneas é a marca registrada deste livro, ao mesmo tempo original, profundo e didático.
 
 “A disseminação da riqueza na Europa, e depois nas outras regiões desenvolvidas do mundo, resultou de políticas conscientes de emulação: o mercado era uma força domesticável como o vento. [...] Os fatores cumulativos e a dependência da trajetória histórica fazem com que os ventos do mercado soprem na direção do progresso somente quando um alto nível de desenvolvimento já foi alcançado. Quanto mais pobre o país, tanto menos os ventos do laissez-faire sopram na direção certa. Por isso, o livre-comércio e outras diretrizes políticas são questão de contexto e momento certos. [...] A ausência de contexto na doutrina econômica da corrente dominante é um defeito fatal, que impede qualquer grau de compreensão qualitativa.” (REINERT, Erik)

 

 

Celso Furtado em quadrinhos

 

 

 
 
MATIAS, João; BARBOSA, Gabi. Celso Furtado em quadrinhos. João Pessoa: Patmos, 2016.
 
 
O livro apresenta Celso Furtado de uma forma nunca antes realizada, nos transportando para a história de vida de um menino nascido em Pombal e que se tornou um dos mais importantes economistas e intelectuais brasileiros do século XX. O roteiro é de João Matias, as ilustrações de Gabi Barbosa e é baseado em dados autobiográficos e em entrevista com Rosa Freire d’Aguiar, jornalista e viúva de Celso Furtado.
 
Essa coleção, intitulada Primeira Leitura, é um projeto da editora paraibana Patmos, com o apoio do Balcão de Livros Energisa, criado em 2015, voltado ao público infantojuvenil com informações sobre a vida e obra de brasileiros e paraibanos que construíram ou constroem a cultura em nosso país.
 
 
 
Novas Aquisições sobre Celso Furtado
 
 
 
 
 
 
 
 
MALLORQUIN, Carlos. Celso Furtado: un retrato intelectual. México : Universidad Autónoma de la Ciudad de México, 2013.
 
 
Celso Furtado: un retrato intelectual, do sociólogo mexicano Carlos Mallorquín, é a versão original da tradução que foi lançada no Brasil em 2005 (Celso Furtado: um retrato intelectual, de Carlos Mallorquín, São Paulo/Xamã, Rio de Janeiro/Contraponto). Nesta obra, Mallorquin busca revelar novas dimensões sobre a obra do economista Celso Furtado, levantando críticas, reafirmando sua contemporaneidade de criação e dando continuidade às questões furtadianas. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
SABINO, Marco. História da moda. Rio de Janeiro : Havana, 2011
 
O livro traz uma entrevista com Celso Furtado, em 1987, então ministro da Cultura, falando de moda no contexto cultural e industrial. Para Celso Furtado, a moda é uma das mais relevantes expressões culturais, e pode ser considerada uma linguagem entendida no mundo inteiro, além da indústria da moda empregar um percentual significativo da população economicamente ativa do país.
 
Com ilustrações, fotos e depoimentos, este livro sobre a história da moda contém considerações a respeito do comportamento humano e capítulos que vão desde a Pré-História até a época contemporânea, sendo que os séculos XX e XXI são apresentados por décadas. 






Patronos

                      










Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento
Av. Rio Branco, 124, sala 1304, 13º andar | Ed. Edson Passos - Centro
Rio de Janeiro, RJ, Brasil. CEP: 20040-001

Tel.: 55 (21) 2220-1829


e-mail: biblioteca@centrocelsofurtado.org.br

Horário de funcionamento:
De 2ª a 6ª feira, das 10h às 13h e das 14h às 18h

Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados