REINERT, Erik S. Como os países ricos ficaram ricos... e por que os países pobres continuam pobres. Rio de Janeiro : Centro Celso Furtado: Contraponto, 2016.
Como os países ricos ficaram ricos... e por que os países pobres continuam pobres, teve sua primeira edição em 2007 em inglês - How rich countries got rich... and why poor countries stay poor, e chega ao Brasil através da parceria entre o Centro Celso Furtado e a Editora Contraponto, com tradução de Caetano Penna.
Erik Reinert, é economista, especialista em desenvolvimento econômico e história econômica pelas Universidades de Harvard e de Cornell.
Nesta obra o autor recupera autores esquecidos da história do pensamento econômico para reconstruir uma teoria neoclássica hegemônica dos dias atuais. A combinação de história do pensamento econômico, experiência pessoal e reflexões teóricas contemporâneas é a marca registrada deste livro, ao mesmo tempo original, profundo e didático.
“A disseminação da riqueza na Europa, e depois nas outras regiões desenvolvidas do mundo, resultou de políticas conscientes de emulação: o mercado era uma força domesticável como o vento. [...] Os fatores cumulativos e a dependência da trajetória histórica fazem com que os ventos do mercado soprem na direção do progresso somente quando um alto nível de desenvolvimento já foi alcançado. Quanto mais pobre o país, tanto menos os ventos do laissez-faire sopram na direção certa. Por isso, o livre-comércio e outras diretrizes políticas são questão de contexto e momento certos. [...] A ausência de contexto na doutrina econômica da corrente dominante é um defeito fatal, que impede qualquer grau de compreensão qualitativa.” (REINERT, Erik)