Notice: Undefined index: ID_S in /home/storage/6/df/99/bibliotecacelsof1/public_html/interna_A.php on line 64
:: Biblioteca Celso Furtado ::
www.centrocelsofurtado.org.br


Boletim n.35


Imprimir



 

 

Boletim n.35

12 de abril de 2017

 

 

Biblioteca Celso Furtado está de casa nova

 

 

 

 
     
 

 Créditos: CICEF

 

 

 Novas Aquisições

 

 
CALDENHOF, Peter Loeb. Mundialização, regulação da navegação e desenvolvimento nacional: um estudo crítico do atual modelo jurídico-institucional da navegação marítima brasileira. Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2015.
 
(Doação do Autor)
 
 
SINOPSE: Este livro envolve Teoria Geral do Estado e do Direito, Relações Internacionais e Economia do Desenvolvimento e Navegação Marítima. Partindo da discussão da autonomia relativa entre base material e superestrutura político-jurídica no contexto da Mundialização, vista como processo deliberadamente produzido pelos atores em luta nas esferas superestruturais doméstica e internacional, o trabalho discute o direito como importante elemento superestrutural e seu papel para a definição de modelos de desenvolvimento nacionais. Nessa ótica de institucionalismo crítico, as relações entre direito e economia são demonstradas e analisadas no estudo do caso concreto da organização jurídico-institucional da navegação marítima brasileira atual e de seus efeitos em termos de desenvolvimento setorial e geral. O trabalho demonstra que o atual modelo é insuficiente para a consolidação de uma navegação marítima nacional autônoma, afetando negativamente a competitividade sistêmica da economia brasileira, as contas nacionais, a acumulação de capital nacional e o desenvolvimento de setores conexos.
(Texto da Editora)
 
 
 
 
 
COELHO, Haydée Ribeiro; ROCCA, Pablo (Orgs.). Diálogos latino-americanos: correspondência entre Ángel Rama, Berta e Darcy Ribeiro. São Paulo: Global, 2015.
 
 
SINOPSE: A escrita de uma carta a alguém sempre indica projetos, desejos e o estabelecimento de laços. Em Diálogos latino-americanos - Correspondência entre Ángel Rama, Berta e Darcy Ribeiro, os organizadores Haydée Ribeiro Coelho e Pablo Rocca apresentam as correspondências trocadas entre os intelectuais brasileiros Darcy Ribeiro, Berta Ribeiro, sua companheira de vida, e o crítico literário uruguaio Ángel Rama. O percurso que se assiste neste livro é o de três pessoas que, estando em seus países ou fora deles, jamais deixaram de se preocupar com os destinos de seu povo. As confissões de Darcy do período de exílio, as dificuldades de Ángel Rama em montar a Biblioteca Ayacucho - e sua célebre coleção de livros apoiada pelo governo venezuelano nos anos 1970 que reunia títulos fundamentais da literatura e do pensamento latino-americanos - e as aflições de Berta diante da falta de horizontes desencadeada pela ditadura brasileira.
(Texto: Livraria Cultura)
 
 
 
 
 
Lastres, Helena et al. O futuro do desenvolvimento: ensaios em homenagem a Luciano Coutinho. São Paulo: Unicamp, 2016.
 
(Doação de Helena Lastres e José Eduardo Cassiolato)
 
 
SINOPSE: Este livro, realizado em homenagem a Luciano Coutinho, reúne ensaios que visam resgatar a riqueza e a atualidade de algumas de suas principais contribuições, e, assim, estimular a reflexão sobre o futuro do desenvolvimento e suas políticas.
(Texto da orelha)
 
 
 

 

LIMA, Marcos Costa; NASCIMENTO, Angela, (Orgs.). O nordeste brasileiro em questão: uma agenda para reflexão. Recife: UFPE, 2014. 2 v.

(Doação Procondel/Sudene)

 
SINOPSE: Este segundo volume de “O Nordeste brasileiro em questão: uma agenda para a reflexão” vem aportar novos temas que são importantes para o entendimento e o enfrentamento da questão regional nordestina contemporânea.

(Texto: Marcos Costa Lima (UFPE), Diretor do Centro Celso Furtado)

 





 



No dia 18/09/2019 a BCF funcionará somente das 14 as 18hs.

 


Veja mais

    Assuntos relacionados











      Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento
      Av. Rio Branco, 124, sala 1304, 13º andar | Ed. Edson Passos - Centro
      Rio de Janeiro, RJ, Brasil. CEP: 20040-001

      Tel.: 55 (21) 2178-9541


      e-mail: biblioteca@centrocelsofurtado.org.br

      Horário de funcionamento:
      De 2ª a 6ª feira, das 10h às 13h e das 14h às 18h

      Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados