Notice: Undefined index: ID_S in /home/storage/6/df/99/bibliotecacelsof1/public_html/interna_A.php on line 64
:: Biblioteca Celso Furtado ::
www.centrocelsofurtado.org.br


Boletim n.38


Imprimir



 

 

Boletim n.38

23de junho de 2017

 

 

Novas Aquisições

 

 
SOBRAL, Bruno Leonardo Barth. Metrópole do Rio e projeto nacional: uma estratégia de desenvolvimento a partir de complexos e centralidades no território. Rio de Janeiro: Garamond, 2013. 
 
 
Sinopse: A estratégia que será proposta neste livro encara a problemática metropolitana como uma dimensão fundamental para a compreensão das desigualdades sociais e defende que ela não pode ser enfrentada de forma isolada, mas articulada dialeticamente aos desafios do desenvolvimento brasileiro. Nesse sentido, a luta pelo desenvolvimento do Rio de Janeiro é também a luta pela consolidação da federação. Dessa maneira, procurar-se-á questionar até que ponto o ciclo recente de grandes investimentos pode contribuir ou não para configurar uma base territorial importante, como epicentro de um projeto nacional. 
 
(Texto: Site Saraiva)
 
 
 
 
RABELO, Renato, (Org.); MONTEIRO, Adalberto, (Org.). Governos Lula e Dilma: o ciclo golpeado; contexto internacional, realizações, lições e perspectivas. São Paulo: Anita Garibaldi : Fundação Maurício Grabois, 2017. 
 
Doação de José Renato Rabelo - Fundação Maurício Grabois
 
Sinopse: Avaliar o ciclo dos governos dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff é tarefa complexa e essencial ao mesmo tempo. Abrange aspectos históricos, conjunturais e conceituais, e se insere no contexto internacional. Este livro tem esse espectro, uma contribuição de diferentes olhares — quadros partidários, professores universitários, especialistas em vários temas constantes desta coletânea — que buscam compreender o significado daquela experiência, procurando situar os acontecimentos em seus devidos contextos. A síntese dessa abordagem é um painel que mostra o ciclo Lula-Dilma como acontecimento de grande amplitude, de notável legado ao país e ao povo, resultado do protagonismo da esquerda à frente de governo nacional constituído de construções políticas amplas, embora com limitações ditadas pelas circunstâncias da época — além de erros e insuficiências. O livro segue os esforços do campo político democrático de situar os diagnósticos das causas do golpe que interrompeu esse ciclo, alicerçados em uma ampla constatação de dados sobre os diferentes temas abordados.
 
(Texto da Editora)
 
 
 
 
HADDAD, Paulo Roberto. Desempregados e desalentados: até quando?. Belo Horizonte.: Phorum, 2016. 
 
Doação do Autor
 
Sinopse: Quando os leitores do futuro quiserem um panorama do ano de 2016, sob o ponto de vista da política econômica que regeu os últimos meses do Governo Dilma Roussef e os meses seguintes à sua queda, encontrarão neste livro as principais questões que dominaram o período: as altas taxas de juros e seus efeitos perversos sobre a concentração de renda e a atividade produtiva; o empobrecimento da população, destituída de esperanças e de oportunidades; os desafios enfrentados pelos empresários para impedir seus negócios de submergirem em um ambiente dominado pelas incertezas e pela desesperança; a crise majorada pela redução da demanda agregada e pelo desemprego crescente.
 
 (Texto Orelha)
 




 



No dia 18/09/2019 a BCF funcionará somente das 14 as 18hs.

 


Veja mais

    Assuntos relacionados











      Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento
      Av. Rio Branco, 124, sala 1304, 13º andar | Ed. Edson Passos - Centro
      Rio de Janeiro, RJ, Brasil. CEP: 20040-001

      Tel.: 55 (21) 2178-9541


      e-mail: biblioteca@centrocelsofurtado.org.br

      Horário de funcionamento:
      De 2ª a 6ª feira, das 10h às 13h e das 14h às 18h

      Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados