www.centrocelsofurtado.org.br


Boletim n.41


Imprimir



 

 

Boletim n.41
30 de agosto de 2017
 
 
Novas Aquisições
 
 
 
Doação feita pela Fundação Friedrich Ebert:
 
Coleção Perspectivas
 
  • Diretrizes para desenvolvimento de políticas de inovação no Brasil.
  • Opções para fortalecer a governançatributária global.

 

Coleção Análise
 
  • 2002-2014: trajetória da inovação no Brasilavanços, indefinições e instabilidade nas nas políticas públicas de fomento à inovação e tecnologia.
  • Superando a economia paralela.
  • Os impactos da eleição de Trump para a América Latina e o Brasil.

 

 

 

BRUM, Argemiro J.. O desenvolvimento econômico brasileiro. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 1991. 317 p. (Série Fidene).

 

Sinopse: Esta obra procura apresentar um panorama da evolução econômica do Brasil. No processo brasileiro, o autor pretende observar três fases - a fase primário-exportadora (1500-1930), a tentativa de construção de um desenvolvimento nacional e autônomo, através da industrialização (1930-1964), e a fase de desenvolvimento associado dependente, aprofundada a partir de 1964.

(Texto do Google Books)

 

 

 

 

PENZIM, Adriana Maria Brandão, (Org.). A convivência com o semiárido: fé, política e resistência. Belo Horizonte: Fumarc, 2016. 163 p. (Cadernos Temáticos do Nesp; 6).

Doação: Observatório Social do Nordeste

 

SInopse: Esta publicação é composta de artigos, ensaios, relatórios de pesquisas, entrevistas, resenhas que buscam ampliar o debate e a reflexão sobre temas de relevância no mundo contemporâneo, mormente no que tange à realidade brasileira. Esta edição é fruto da parceria entre o Nesp e o Observatório Social do Nordeste.

(Texto da Apresentação)

 

 

 

ENCONTROS DOS BISPOS DO NORDESTE. Simpósio do Algodão [2.; 1959; Natal]. Anais: Sob os signos da esperança e da responsabilidade social. Organizador: Dom Jaime Vieira Rocha. Campina Grande: Eduepb, 2016. 392 p.

 

Doação: Observatório Social do Nordeste

 

Sinopse: Encontros dos Bispos do Nordeste são mais do que atas históricas dos debates, propostas e filosofias de ações que se consolidaram naquelas reuniões. Constitui-se de fato em um chamamento, uma convocação e um apelo às forças da conjunção que mais uma vez podem, e devem ser acionados para regenerar a vida social de milhares de famílias.

 

(Texto da Contracapa)

 

Lançamento do Livro "Rumos da História Econômica"

 

 

SAES, Alexandre Macchione; RIBEIRO, Maria Alice Rosa; SAES, Flávio Azevedo Marques de. Rumos da história econômica no Brasil: 25 anos da ABPHE. São Paulo : Alameda, 2017.

 
Doação: Maria Alice Rosa Ribeiro
 
Sinopse: A publicação apresenta aos leitores um amplo balanço sobre os caminhos percorridos pela pesquisa em história econômica ao longo das últimas décadas, por meio da recuperação do legado deixado pelos pioneiros da área para as novas gerações, como também oferece uma reflexão sobre os desafios e os rumos a serem enfrentados pelos historiadores econômicos nos mais diversos temas abordados nas atividades realizadas ao longo da história da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica.
 
(Texto da Contracapa)

 

 




 



 Informamos que a BCF estará fechada do dia 09/10 ao dia 13/10/2017

 






Patronos

                      










Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento
Av. Rio Branco, 124, sala 1304, 13º andar | Ed. Edson Passos - Centro
Rio de Janeiro, RJ, Brasil. CEP: 20040-001

Tel.: 55 (21) 2220-1829


e-mail: biblioteca@centrocelsofurtado.org.br

Horário de funcionamento:
De 2ª a 6ª feira, das 10h às 13h e das 14h às 18h

Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados