A Biblioteca Celso Furtado inicia uma nova etapa em seus quase dez anos de vida. Visando a constante melhoria de acesso a seu acervo, estamos inaugurando o novo programa de gerenciamento e de sistema de busca, agora associados ao Pergamum.
O Pergamum é uma das mais usadas plataformas de informação, que há mais de vinte anos vem sendo adotada por universidades e centros de pesquisas, museus, acervos particulares.
Com essa mudança, alteramos o formato do acervo para facilitar a distinção das coleções, que no novo sistema foram agrupadas em três "bibliotecas": Biblioteca Celso Furtado, composta pelo acervo pessoal de Celso Furtado; Biblioteca Rosa Freire d'Aguiar, que contém o acervo da jornalista e tradutora, viúva do nosso patrono; e a Biblioteca do Centro Celso Furtado, com as aquisições, doações recebidas e memória do Centro desde sua fundação em 2005.
Nosso objetivo é manter a facilidade de acesso para o usuário em busca de textos, artigos, livros e revistas, sobretudo nas coleções que intitulamos "Produção Intelectual de Celso Furtado" e "Sobre Celso Furtado". Igualmente, manteremos as bases "Banco de Artigos sobre Celso Furtado" e "Banco de Teses sobre Celso Furtado", sendo que esses dois catálogos ainda estão sendo implementados.
Queremos ressaltar que o processo de migração ainda precisa de ajustes e que a equipe da BCF está trabalhando para corrigir possíveis erros na base de dados. Contamos com a colaboração de todos caso encontrem registros com falhas de informação, enviando e-mail para biblioteca@centrocelsofurtado.org.br
Relembramos que a Biblioteca Celso Furtado está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14 às 18h, na sede do Centro Celso Furtado, à Av. Rio Branco, 124, sala 1304, Centro, Rio de Janeiro-RJ.